Durante o terceiro trimestre deste ano a Dell registou a menor taxa de crescimento de sempre no segmento de vendas de PCs - 3,6 pontos percentuais -, levando a Hewlett-Packard a ocupar, ao fim de quase três anos, o primeiro lugar da tabela.



A Gartner afirma que a HP superou a Dell, em 110 mil as unidades comercializadas, entre Julho e Setembro, embora, a empresa de estudos de mercado concorrente IDC garanta que a diferença de vendas é de apenas 28 mil equipamentos, o que poderá ser considerado um "empate estatístico", cita a C|net.


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Contudo, os números da Gartner mostram que a HP aumentou o volume de vendas mundial em 15,4 por cento, desde o período homólogo do ano transacto, o que contribuiu para que a quota de mercado da empresa passasse de 15,1 por cento, em 2005, para 16,3 por cento no terceiro trimestre deste ano. Por sua vez, a Dell perdeu 0,4 por cento de quota de mercado, fixando-se agora nos 16,1 por cento.



No total foram comercializados 59,1 milhões de computadores em todo o mundo, o que representa um crescimento de 6,7 por cento face ao mesmo período do ano passado. O mercado norte-americano, obteve uma taxa de crescimento negativa durante o período - a primeira desde 2002 -, registando um decréscimo de dois por cento no volume de vendas destes equipamentos.



Nos países EMEA foram vendidos 18,5 milhões de computadores, elevando a taxa de crescimento do sector para 9,1 por cento, comparativamente ao terceiro trimestre de 2005. Mais a uma vez, a HP superou a Dell neste mercado.



A Gartner estima que, no final deste trimestre, o crescimento no volume de vendas de computadores nos países da região EMEA atinja valores de dois dígitos, embora não seja suficiente, já que 2006 foi um ano mais fraco do que o transacto.



Na região Ásia/Pacífico, as vendas de PCs aumentaram 13,7 por cento, com a comercialização de mais de 15 milhões de unidades. A Gartner afirma ainda que no Japão o volume de vendas decresceu três por cento, vendendo apenas 3,5 milhões de equipamentos.



Por sua vez, a América-Latina registou um crescimento de 20 por cento, com a venda de mais de 4,5 milhões de computadores no terceiro trimestre deste ano.



Em todos os mercados analisados pela consultora, é possível observar a tendência para a aquisição de computadores portáteis, o que levou a um crescimento generalizado destes equipamentos em todos os segmentos.

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