A HP apresentou ontem em Lisboa as suas novas soluções de impressão dedicadas ao mercado profissional - de micro e pequenas empresas, a organizações de maior dimensão. Ao todo são mais de 20 os novos modelos, naquilo que a empresa caracteriza como uma renovação de portefólio, entre os quais se encontram novidades como um multifunções portátil e outro dotado da capacidade de digitalizar objetos tridimensionais.

"O primeiro multifunções portátil do mundo" é como a fabricante classifica a Office Jet 150 Mobile All-in-One, que mostrou pela primeira vez em Xangai, em meados deste mês. O equipamento apresenta-se como um sucessor da 100 Mobile, à qual acrescenta o scanner, para se afirmar como a primeira a disponibilizar os três tipos de funcionalidades em mobilidade: digitalização, impressão e cópia.

Sem que tenhamos informações quanto ao peso, é possível garantir que se trata de um equipamento que apresenta, de facto, dimensões reduzidas (como se pode confirmar pela imagem) e que integra uma bateria recarregável com autonomia para impressão de 500 páginas, dispensando a máquina de qualquer outra fonte de alimentação durante deslocações.

[caption][/caption]

De acordo com a marca, os principais clientes deste tipo de soluções (na sua versão anterior) em Portugal são entidades como a GNR, ou profissionais na área dos seguros, por exemplo. O dispositivo, dotado de um ecrã tátil, não conta com acesso à Internet, ligando-se ao computador via Bluetooth, e estará à venda no nosso país a partir de julho, ao preço recomendado de 429 euros.

[caption][/caption]

O referido ecrã tátil, que permite navegar nos menus das impressoras e levar a cabo uma série de ações sem necessidade de interagir com um computador, é uma das principais marcas transversais aos equipamentos mostrados ontem. Outra passa pela aposta no acesso às soluções de impressão baseadas na nuvem, a que a HP chama e-Print, e que se materializam em diversas aplicações - para impressão a partir do email, de PC e Mac, dos serviços na nuvem da Google ou de dispositivos móveis da Apple.

Uma das aplicações deste serviço será a possibilidade, no futuro, de criação de uma rede de parceiros com a criação de "pontos de conveniência" públicos, aos quais um utilizador se poderá dirigir para imprimir um trabalho guardado num dispositivo ou na nuvem. O serviço que em países como Espanha já se encontra implementado, encontra-se em Portugal em fase de negociações, confirmou ao TeK fonte da empresa.

Rita Carvalho, diretora de marketing do Grupo de Impressão e Imagem (IPG, na sigla inglesa) da HP Portugal adiantou ainda que a fabricante espera, este ano, atingir as 300.000 impressoras dotadas de funcionalidades e-Print implantadas no mercado português.

Para além da impressão na nuvem e em mobilidade, foram apontadas como metas a disponibilização de soluções que permitam otimizar custos de impressão e manutenção das máquinas e poupar nos consumos energéticos.

Outra das novidades a merecer destaque - já no segmento laser, cada vez mais reservado a profissionais com uma maior dimensão, sendo a tinta no escritório apontada como grande tendência para reduzir custos em organizações de menor dimensão - foi a TopShot LaserJet Pro M275.

Este multifunções é o primeiro da marca equipado com um braço articulado com scanner digital que capta seis imagens separadas de um documento ou objeto 3D "para gerar um ficheiro digitalizado otimizado", explica a empresa. As imagens podem ser impressas ou enviadas imediatamente para a Internet, recorrendo ao ecrã tátil do equipamento, que fica disponível para venda este mês, ao preço de 349 euros.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.