A HP anunciou que serão retiradas do mercado mundial 679 mil máquinas digitais Photosmart R707 uma vez que este modelo apresenta uma falha técnica que poderá provocar uma descarga energética quando a máquina é ligada a tomadas eléctricas, impressoras fotográficas ou outros dispositivos. Esta descarga provoca o sobreaquecimento das pilhas, podendo originar o incêndio do equipamento, avança a Reuters.



O alerta para a situação foi dado pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo norte americana, que reportou à HP o incêndio de um equipamento R707.



De acordo com as informações da entidade reguladora, citada pela Reuters, os equipamentos foram comercializados entre os meses de Agosto de 2004 e Abril de 2006, estando prevista a retirada de pelos menos 224 mil máquinas digitais só nos Estados Unidos.



Quem tenha um dos exemplares deste modelo deverá suspender a utilização do mesmo evitando recarregá-la até obter todas as informações de prevenção necessárias junto da HP, quer seja através do site da empresa, quer pelos canais de atendimento telefónico de cada país, refere a comissão.



Contactada a HP Portugal explica que "tem conhecimento da questão técnica relacionada com o modelo de câmara digital HP Photosmart R707" e acrescenta que no mercado português "o modelo foi lançado em Março de 2004, tendo sido descontinuado em Abril de 2005".



Ainda assim, a empresa lembra que a nível internacional foram "tomadas as medidas necessárias para minimizar as consequências desta questão técnica, tendo sido lançado um updade de sotware que impede o carregamento de uma bateria não recarregável". Este upgrade está acessível em http://www.hp.pt/R707upgrade.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com esclarecimentos da HP Portugal.

Notícias Relacionadas:
2006-04-21 - Sobreaquecimento na origem da recolha de milhares de baterias HP

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.