(Atualizada) A preparar a época de regresso às aulas e antecipando já o último trimestre, habitualmente mais forte em vendas, a HP revelou hoje novos portáteis e desktops de consumo e para o mercado profissionais.

Em conferência de imprensa, José Correia, diretor da nova unidade de PCs e impressão, deixou bem claro que a tendência de futuro é claramente no mercado de Thin & Light, com uma aposta forte no mercado dos Ultrabooks. Mas este ano o peso das vendas destes equipamentos será ainda marginal em Portugal, não ultrapassando os 10% nos ultrabooks e os 30% se somarmos também os sleekbooks (notebooks finos e leves mas que não cumprem as especificações da Intel para os ultrabooks), admitiu Carlos Coelho, responsável pelo mercado de consumo.

A própria contração do mercado, que a IDC estima que se aproxime dos 16% de quebra face a 2011, não ajuda aos números, mas, mesmo assim é esperado um efeito positivo com os novos equipamentos agora apresentados. “Com os ultrabooks esperamos compensar em valor e contrariar a esperada descida no volume de vendas”, explica José Correia.

Entre as novas propostas de ultrabooks destacam-se o HP Envy Ultrabook 6 para o mercado de consumo e o HP Spectre XT Pro Ultrabook, destinado ao mercado empresarial. Dois “topos de gama” de uma linha alargada de equipamentos para diferentes gamas de utilizadores que a empresa está a colocar no mercado entre setembro e outubro.


[caption][/caption]

O Envy Ultrabook 6 conjuga as características de entretenimento mais valorizadas pelos utilizadores individuais com a performance e o design, juntando a elegância e baixo peso a uma duração de bateria que vai até às 9 horas. O preço foi fixado a partir dos 799 euros.

O ecrã de 15,6 polegadas, um peso de 1,7 Kg e os processadores Intel, assim como a espessura de cerca de 20 milímetros garantem o enquadramento na categoria de Ultrabook, mas a HP tem também uma proposta com processadores AMD, mais pesada, que já se enquadra como Sleekbook.

Entre as propostas para a gama profissional o destaque vai para o HP Spectre Pro, que chega finalmente a Portugal depois de ter sido apresentados na CES. Por enquanto limitada à gama profissional, a nova linha premium que recebeu o nome Spectre – e já foi referida em várias notícias no TeK - conjuga as melhores tecnologias de performance e segurança da HP e da Intel com um design apelativo.

Construído numa liga metálica que garante robustez e leveza, o novo Spectre Pro mede 18 centímetros de espessura no ponto mais alto e 14,4 no mais fino, mas peãs apenas 1,395 Kg, apesar de ter um ecrã de 13,3 polegadas. O armazenamento é SSD de 256 GB e o tempo de vida útil de oito horas. O preço definido parte dos 1.199 euros.



[caption][/caption]

Na gama de consumo a HP revelou ainda novos modelos de ultrabooks e sleekbooks, o HP Envy m6 que já está nas lojas portuguesas, e o Envy dv6, assim como a máquina que deve liderar as vendas nos próximos meses, o HP Pavilion g6.

Nos desktops o destaque vai para o HP Omnia 27, um All in One com ecrã de 27 polegadas e um preço igualmente “grande” (a rondar os 1.700 euros), e o HP Omnia 20, com um ecrã mais modesto (só 20 polegadas) e um preço a condizer: 699 euros.

Na gama profissional as novidades em portáteis chama-se EliteBook 2170p, que não é apresentado como ultrabook porque a espessura excede os mínimos definidos pela Intel, e o EliteBook 9470m, desenhado especificamente para o mercado empresarial e que chega a Portugal em Outubro.

A empresa tem também novos modelos para colocar sobre as secretárias, os novos All in One, um que tem a opção com ou sem ecrã de toque – o HP 8300 Elite, e o modelo mais pequeno, sem ecrã de toque, o HP 6300 Pro Aio. Mas a estrela é o HP T410, o primeiro Thin Client all in one, que nem precisa de cabo de alimentação separado e que já foi também referido no TeK.



Os grandes ausentes nesta conferência foram os equipamentos que a HP acabou de revelar na IFA, entre os quais um ultrabook híbrido com Windows 8. Mas a HP Portugal já admitiu que estes modelos só vão chegar ao mercado português no início do próximo ano, e que para o lançamento do Windows 8 vai ter várias máquinas, mas que com ecrã de toque só estarão disponíveis os desktop All in One, com ecrãs de 23 polegadas.



A par da conferência de imprensa, que decorreu na Praia da Torre, em Oeiras, a HP realizou na mesma praia uma ação de promoção dos Ultrabooks, tendo escondido na areia três vouchers para equipamentos e incentivando os banhistas a recuperá-los. Até às 13 horas já tinham sido encontrados dois Ultrabooks.



[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.