A Hewlett-Packard e a SAP Portals - subsidiária do grupo alemão SAP -, assinaram recentemente um acordo de parceria destinado ao fornecimento de soluções abertas e integradas para portais a clientes empresariais.



Nos termos desta aliança, a parceria irá tirar partido das soluções para portais empresariais e informação de negócio da SAP Portals com a tecnologia e serviços de consultoria da HP, com o objectivo de oferecer produtos a organizações que pretendam inserir informação essencial no seu interior e exterior.



A Associação Industrial Portuguesa foi uma das primeiras entidades ao nível mundial a recorrer a esta parceria para disponibilizar aos seus sócios um catálogo online dinâmico e fácil de utilizar de modo a facultar a clientes o acesso à informação, estudos e produtos desses associados.



Com base neste acordo, a SAP Portals e a HP vão em conjunto tentar criar uma versão do software Enterprise Portal - desenvolvido pela primeira - compatível com o HP-UX 11i, a mais recente versão da edição proprietária da Hewlett-Packard do sistema operativo Unix. Prevê-se que esta versão esteja disponível a partir do terceiro trimestre de 2002. O Enterprise Portal integra funcionalidades de gestão de conhecimento, colaboração e conteúdos relevantes e unifica diversas aplicações, informações e serviços.



Em consequência desta parceria, a HP Services - divisão de serviços da Hewlett-Packard - passou a ser um parceiro global de consultoria e implementação para o fornecimento de todas as soluções para portais empresariais da SAP nas plataformas HP-UX e HP Netserver, disponibilizando também serviços de suporte para soluções da SAP Portals.



Ficou também estabelecido que as duas empresas vão criar centros de soluções e de demonstrações para clientes que irão servir para suportar a criação de novas tecnologias. O comunicado oficial informa que o primeiro centro de demonstrações ficará localizado no SAP Portals Competency Center da HP em Walldorf, Alemanha, ao passo que o primeiro centro de soluções para clientes irá estar situado em Grenoble, França. Para além disso, equipas de vendas e de consultores vão receber formação de ambas as empresas.


Notícias Relacionadas:

2002-02-20 - SAP AG pretende fundir SAP Markets e a SAP Portals para criar nova empresa

2001-09-05 - Relatório da Gartner considera SAP Portals líder em soluções de portais

2001-04-11 - SAP cria empresa de soluções de portais empresariais