Através de um acordo estabelecido com a Apple, a HP vai, em breve, passar a vender leitores MP3 baseados no popular modelo iPod, deu a saber a fabricante em Las Vegas, durante a CES. Além do leitor, será igualmente facilitado aos futuros clientes HP o acesso à jukebox e à loja online iTunes. Os termos financeiros do negócio não foram revelados.



Segundo o acordo estabelecido, os computadores HP passarão a integrar o iTunes e a apresentar ícones no desktop que remetem os utilizadores directamente para a iTunes Music Store.



A Apple vendeu, até à altura, dois milhões de iPods e no início desta semana apresentou o Mini iPod, uma versão mais reduzida e barata do normal do popular leitor digital (ver Notícias Relacionadas). A sua loja online apresenta uma biblioteca com mais de 500 mil músicas e já vendeu aos seus clientes mais de 30 milhões.



"O objectivo da Apple é fazer chegou os iPods e a iTunes aos amantes da música do mundo inteiro", afirmou o director executivo da Apple Steve Jobs. De acordo com o noticiado pela agência Reuters, a Apple irá fabricar os leitores que serão depois vendidos à HP, que por sua vez, os revenderá aos seus clientes.



Carly Fiorina, presidente e directora executiva da HP, explicou que a fabricante explorou outras alternativas, mas "concluiu que o iPod e o serviço iTunes da Apple são de longe os melhores".



O acordo entre as duas empresas destina-se igualmente a impedir a dispersão da indústria, actualmente marcada por, pelo menos, dois grandes formatos rivais: o AAC (utilizado pela Apple) e o WMA (Windows Media Audio) da Microsoft.



Durante a CES, a HP deu igualmente a conhecer os seus planos de venda a partir do próximo Outono daquilo que denomina como "entertainment hub", um centro de entretenimento constituído por um dispositivo de armazenamento central, assim como um ponto de distribuição e acesso para todos os ficheiros de música, fotografia, vídeo da casa.



Na feira, a fabricante está a apresentar os seus futuros ecrãs digitais plasma de 30 e 42 polegadas, tendo também indicado que se prepara para lançar, no próximo Outono, uma linha de projectores digitais para utilização em sistemas home theater.



Notícias Relacionadas:

2004-01-08 - Convergência entre PCs e electrónica de consumo marca edição 2004 da CES

2004-01-08 - Discurso de Bill Gates na CES mostra Microsoft na rota do seamless computing

2004-01-07 - Apple reforça aposta na área multimédia e apresenta novos produtos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.