O novo headset Vive Focus Vision, da HTC pode representar mais um passo da fabricante na conquista do mercado de gamers, com funcionalidades valorizadas nod jogos e uma aproximação à realidade mista, onde a capacidade de passagem de cor (ou visualização do mundo real sem tirar os óculos, é relevante). Vai estar disponível para pré-encomenda até 17 de outubro mas o preço poderá ser um obstáculo.

Os óculos de realidade virtual têm por base o modelo Vive Focus 3 que foi lançado em 2020 e podem ser usados como um equipamento autónomo ou ligado ao PC. O novo modelo já está a ser usado no espaço  para ajudar os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) a fazer exercício e a relaxar.

Comportamentos de astronautas analisados para melhorar saúde mental em órbita e à superfície da Terra
Comportamentos de astronautas analisados para melhorar saúde mental em órbita e à superfície da Terra
Ver artigo

Entre as características destacadas pela HTC estão o ecrã LCD de 5K, com uma resolução de 2448x2448 em cada olho e um campo de visão de 120 graus, assim como o processador Snapdragon XR2.

Em relação ao antecessor foram feitas  melhorias no rastreio ocular integrado, câmaras duplas fontais a cores de 16 MP, para realidade mista sem distorção, e também uma luz infravermelha para seguir as mãos em ambientes com pouca luz, sendo possível ajustar automaticamente as lentes para compensar a distância entre os olhos. Adicionalmente tem quatro câmaras de seguimento externas e um sensor de profundidade.

Estes headsets são vocacionados para jogadores e contam com  tecnologia de renderização foveated, o que significa que concentram os recursos gráficos onde o olhar se fixa, enquanto a qualidade de renderização na visão periférica é reduzida.

Shen Ye, diretor global de produto do HTC Vive, sublinha que com este modelo “os jogadores podem ter em casa os mesmos headset topo de gama utilizados nos salões de jogos de realidade virtual”.

Apple Vision Pro ou Meta Quest 3? A resposta é clara para Mark Zuckerberg
Apple Vision Pro ou Meta Quest 3? A resposta é clara para Mark Zuckerberg
Ver artigo

Com o kit de transmissão DisplayPort com fios, por mais 149 dólares, os jogadores podem também ligar o capacete Focus Vision aos seus PC “sem perdas”, mediante um cabo USB-C, para experiências de realidade virtual mais intensas. Depois da próxima atualização, no final do ano, a ligação DisplayPort permitirá que a taxa de atualização dos ecrãs passe dos atuais 90Hz para 120Hz.

O equipamento conta com 128 GB de armazenamento e tem uma ranhura microSD para esticar a memória até mais 2 TB, e 12 GB de RAM, um upgrade face ao modelo anterior que tinha apenas 8 GB. A HTC já confirmou que os acessórios do Focus 3 são suportados pelos novos headsets.

Veja na galeria imagens dos novos headsets Vive Focus Vision da HTC:

Além da bateria principal removível com uma autonomia de cerca de duas horas, a bateria incorporada permite ao equipamento funcionar mais 20 minutos em standby, o que dá tempo para trocar a principal. Para manter a temperatura adequada, os headsets incluem uma nova ventoinha que puxa mais 30% de ar do que o modelo anterior para um melhor arrefecimento, explica a HTC. Foi ainda melhorada a fita da cabeça, para um formato mais confortável.

Os headsets VIVE Focus Vision custam 999 dólares e estão disponíveis para pré-encomenda até 17 de outubro no site da HTC. Quem fizer esta pré-encomenda receberá ainda um cabo USB-C de cinco metros, vários adaptadores para streaming de Realidade Virtual para PC e uma “escolha de três pacotes de jogos populares”.