Hubble já nos habituou a imagens deslumbrantes e agora há mais uma, revelada pela NASA. Nesta o telescópio espacial capturou o “smoking gun” de uma estrela recém-nascida, os objetos Herbig-Haro numerados de 7 a 11 (HH 7-11).
Estes cinco objetos, visíveis a azul no centro superior da imagem, estão dentro da NGC 1333, uma nebulosa de reflexão - nuvens de poeira que refletem a luz de uma ou mais estrelas vizinhas cheia de gás e poeira -, localizada a cerca de mil anos-luz de distância da Terra.
Manchas brilhantes de nebulosidade perto de estrelas recém-nascidas, objetos Herbig-Haro como os HH 7-11 são fenómenos transitórios, explica a NASA. Afastando-se da estrela que os criou a uma velocidade que pode chegar aos 241.000 km por hora, desaparecem no nada em poucas dezenas de milhares de anos, escreve a agência espacial norte-americana.
A jovem estrela que serve de fonte a HH 7-11 chama-se SVS 13, e todos os cinco objetos se estão a afastar dela em direção ao canto superior esquerdo. A distância atual entre os HH 7 e a SVS 13 é aproximadamente 20.000 vezes a distância entre a Terra e Sol.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
FlowPrompter: um teleponto invisível para apresentações mais naturais -
App do dia
É bom a montar puzzles? Experimente Jigsawscapes -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários