A Google pode mostrar já em dezembro novos desenvolvimentos do seu modelo de linguagem de inteligência artificial generativa, que passam a permitir a realização de diferentes tarefas complexas pelo assistente inteligente com quem o utilizador interage.

Na semana passada, a Anthropic revelou novos desenvolvimentos associados ao assistente Claude que vão neste sentido, com a empresa a apresentar as novidades como uma capacidade do agente inteligente para agir como um humano no computador. A Microsoft apetrechou também já o Copilot com o mesmo tipo de habilidades. A OpenAI estará a trabalhar no mesmo sentido.

How to TEK: Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
How to TEK: Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Ver artigo

As novas informações sobre a Google estão a ser avançadas pelo The Information, que terá confirmado os desenvolvimentos junto de três fontes próximas da empresa. Segundo estas fontes, o projeto Jarvis, nome do código usado pela Google internamente, dá à inteligência artificial da Google a capacidade de realizar tarefas pelos utilizadores, como fazer pesquisa, comprar um produto ou marcar um voo.

Os desenvolvimentos espelhados no projeto Jarvis visam fornecer ferramentas que ajudem o utilizador a automatizar tarefas do dia-a-dia, analisando e interpretando informação no ecrã para depois disso poder realizar ações, como carregar em botões ou digitar texto. As novidades serão integradas numa futura versão do Gemini, que poderá ser usada apenas no browser e que estará otimizada para o Chrome.

A intenção de mostrar os desenvolvimentos no Jarvis em dezembro estará associada ao plano de dar acesso à tecnologia a um grupo limitado de utilizadores mas, como também refere o The Information, a Google pode ainda alterar a data prevista para este pré-lançamento, se verificar que precisa de mais tempo para chegar a uma versão estável.