O investimento será concretizado ao longo dos próximos quatro anos e servirá para desenvolver uma plataforma cloud, aberta, que terá como principal missão ajudar os clientes e parceiros a integrarem dados e informação em tempo real, explica a empresa.



Para detalhar a importância de um investimento deste tipo, a IBM explica que atualmente só 10% dos dados gerados a partir de dispositivos como os smartphones, tablets ou veículos conectados são analisados e monitorizados. Acrescenta que 60% dessa informação começa a perder valor milisegundos após o seu surgimento.

A Big Blue quer ajudar a explorar este domínio de forma mais aprofundada e essa estratégia assenta num conjunto de soluções que está a lançar e que vão permitir ter uma oferta completa para esta área.



Entretanto, a empresa divulgou algumas das parcerias que já estabeleceu nesta área com novos clientes. A Weather Co é uma das companhias citadas pela fabricante. A empresa vai passar os seus serviços de previsão meteorológica para a cloud da IBM.

Aí vai tirar partido das ferramentas de analítica da empresa e dar mais serviço aos clientes, que ganham novos instrumentos para explorar a informação apurada pelos sistemas da Weather Co, correlacionando-a com dados de negócio, por exemplo.



A IBM destaca ainda outras clientes nesta área, como a fabricante alemã de pneus Continental AG ou a fabricante Pratt & Whitney. Em ambos os casos, as tecnologias da IBM estão a ser usadas para melhorar a capacidade de acesso e análise de dados nos seus processos.




A estratégia agora apresentada pela IBM revela semelhanças com o plano divulgado pela BlackBerry há um ano, quando a empresa detalhou planos para oferecer soluções completas (end-to-end) para este mercado da Internet das Coisas.


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