O site que dá suporte ao iCloud, o serviço da Apple para armazenamento de dados na nuvem apresentado em Junho, está desde ontem disponível online, com a empresa a divulgar também quanto vai cobrar a quem precisar de mais que 5 GB para guardar os seus ficheiros.

Nesta primeira fase, o iCloud.com fica acessível apenas para programadores, fornecendo acesso ao email, gestão de contactos, calendário, Find My iPhone e espaço para guardar documentos do iWork.

Além destas funcionalidades, que estarão também à disposição dos utilizadores lá mais para o Outono, os programadores podem ainda - e desde já - testar as APIs que lhes vão permitir levar as suas aplicações para o iCloud.

A página agora revelado do iCloud.com apresenta um aspeto semelhante à do Mobile Me, o serviço de sincronização de dados que substituirá em definitivamente a partir de 30 de Junho de 2012, a confirmar-se o calendário para a transição previsto pela Apple.

A Apple aproveitou ainda a ocasião para tornar públicos os valores que vai cobrar pelo espaço extra para armazenamento de dados no novo serviço: mais 10 GB custam 20 dólares por ano, 20 GB serão cobrados a 40 dólares anuais e uma subscrição de mais 50 GB vai custar 100 dólares, preços que ficam abaixo dos atualmente praticados no Mobile Me.