A partir dos próximos dias, as estradas portuguesas vão passar a contar com carros "especiais" do Street View. A Google quer recolher novas imagens 360º para a funcionalidade do Google Maps, de forma a mantê-lo atualizado. O processo, que irá decorrer até ao final do ano, será realizado em várias cidades e estradas de Portugal Continental, como também nos Açores e na Madeira.

Com o objetivo de renovar imagens já preexistentes ou para fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores, a equipa da Google vai meter-se à estrada. Torres Vedras, Amarante, Cascais, Arganil, Odemira e Águeda são algumas das regiões que os carros do Street View irão percorrer.

A celebrar 15 anos, o Street View no Google Maps está disponível em mais de 80 países. A funcionalidade permite aos utilizadores explorarem e navegarem de forma virtual uma zona ou um bairro através de imagens panorâmicas ao nível da rua, estando também disponível no Google Earth e no Google Maps para Mobile.

Imagens do Google Street View já cobrem 16 milhões de quilómetros
Imagens do Google Street View já cobrem 16 milhões de quilómetros
Ver artigo

No final de 2019, a Google, através das imagens do Street View, já tinha coberto 16 milhões de km, sendo a primeira vez que a empresa revelou números referentes às suas apps de mapeamento. Satélites, carros e montanhistas fotografam o planeta de várias perspectivas há já vários anos.

Em comunicado, a empresa garante que se esforça para proteger a privacidade. "Antes da publicação das imagens, a Google desfoca as caras de pessoas e as matrículas de carros que possam aparecer nas imagens de modo a proteger a sua privacidade", garante. E, mesmo depois de as imagens estarem publicadas, qualquer utilizador, através da opção "comunicar um problema", pode solicitar a remoção dessa imagem ou alertar para algum problema.

Em fevereiro deste ano, a Google decidiu, dos 170 mil milhões de fotografias captadas através da funcionalidade Street View, partilhar as suas 15 preferidas. Estas foram as escolhidas.

Numa publicação especial do blog da Google, os utilizadores podem não só ver as fotografias captadas, mas também “navegar” dentro das imagens através da Street View. Além de poderem subir ao topo do Mont Blanc, do El Capitan, ou da cordilheira dos Andes para uma visita a Machu Picchu, os mais curiosos podem até ir à Estação Espacial Internacional.