Concentrada na utilização mais eficiente de energia e desenvolvimento de plataformas que permitam colocar no mercado computadores mais pequenos e poderosos, a Intel apresentou ontem na IDF a nova micro arquitectura que integrará os produtos que devem estar nas lojas no segundo semestre de 2006. Paul Otellini, CEO e presidente da Intel, deixou claro na abertura da conferência de desenvolvimento que a empresa quer continuar a liderar a inovação no mercado de processadores.



Os primeiros chips a chegar ao mercado com a nova arquitectura receberam o nome de código de Merom, Conroe and Woodcrest, destinando-se a portáteis, PCs e servidores. Realizando a primeira apresentação pública destes processadores, Paul Otellini revelou ainda que a Intel tem mais de 10 projectos para a utilização de quatro ou mais núcleos de processamento por chip.



O CEO da Intel defendeu que a nova direcção da indústria de semicondutores é actualmente a "performance por watt" e que os produtos de baixo consumo vão permitir a criação de uma nova categoria de equipamentos de consumo convergentes. Paul Otellini mostrou protótipos para um "handtop PC" que garante uma experiência de utilização semelhante ao computador pessoal mas que exige menos de um watt de consumo para processamento e pesa menos de uma libra (o equivalente a menos de 500 gramas).



O impacto desta tecnologia poderá sentir-se também ao nível ambiental, poupando milhares de milhões de dólares de electricidade com as centenas de milhões de novos PCs e Servidores que serão vendidos nos próximos anos, refere um comunicado da empresa.



A nova arquitectura agora apresentada é baseada na actual tecnologia NetBurst e Pentium M à qual se acrescentam novas funcionalidades. "A inovação da Intel vai continuar a garantir funcionalidades únicas para os lares, escritórios, empresas e mobilidade, tais como maior facilidade de gestão, segurança e virtualização, a par com a melhoria de capacidade de gerir e aceder a conteúdos digitais", defendeu Paul Otellini.

Notícias Relacionadas:

2005-08-12 - Nova geração multicore da Intel reformula arquitecturas tradicionais