A Intel demonstrou num evento em São Francisco o primeiro chip desenvolvido com tecnologia de 32 nanómetros, que deverá entrar em produção daqui a dois anos, em 2009. Os chips suportados em 32 nanómetros vão usar cerca de 1,9 biliões de transístores e permitir ganhos significativos ao nível da computação visual e dos gráficos.



Já no final do próximo ano chegam ao mercado os novos chips conhecidos pelo nome de código Nehalem, também demonstrados no evento. Os Nehalem serão os primeiros da marca a usar o sistema QuickPath Interconnect que incluirá controladores de memória integrada e sistema melhorado de comunicação entre componentes para melhorar a performance.



Paul Otellini, presidente da companhia, também anunciou que o primeiro de chip de 45 nanómetros para servidores e estações de trabalho estará disponível a partir de Novembro deste ano. Já os modelos para plataformas móveis devem chegar ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano.



Ainda em 2007 a Intel planeia o lançamento de 15 processadores suportados na tecnologia de 45 nanómetros. No primeiro trimestre de 2008 serão lançados outros 20. A eficiência energética será um dos grandes trunfos das novas unidades de processamento. Esta melhoria deverá permitir um aumento de performance na ordem dos 20 por cento.



Notícias Relacionadas:

2007-03-29 - Intel revela características da nova família de processadores Nehalem

2006-09-27 - Quad Core da Intel chegam ao mercado em Novembro