A plataforma Mobile Clinical Assistant, desenvolvida pela Intel, está já em utilização em vários hospitais em todo o mundo. A empresa trabalhou em conjunto com a Motion, que adoptou a visão de uma nova categoria de aparelhos, entre os quais o Motion C5 , o primeiro equipamento que materializa o conceito de assistente clínico digital.

Este projecto da Intel enquadra-se na iniciativa global Digital Health, que tem como objectivo dinamizar a utilização das Tecnologias da Informação na sáude de forma a melhorar a qualidade da prestação de cuidados e o acesso da população, ao mesmo tempo que se reduzem custos.

Para já o Motion C5 está a ser utilizado por enfermeiros, abrangendo o piloto na Fundação Salford Royal os técnicos dedicados à colheita de sangue para análises e outro staff, que passaram quatro semanas a testar o sistema no tratamento de vigilância de idosos.

O conceito do MCA parte da utilização de um equipamento leve, resistente à água e facilmente desinfectada, permitindo ao pessoal médico aceder aos registos médicos em tempo real e documentar a condição do paciente de forma instantânea, melhorando o fluxo de trabalho clínico enquanto reduz o trabalho administrativo.
O Motion C5 tem ligações sem fios, tecnologia de identificação por rádiofrequência (RFID) para login, câmara digital para actualizar a imagem da condição médica e tecnologia bluetooth para ajudar a capturar os sinais vitais do paciente.
A Intel e a Motion Computing trabalharam com registos médicos electrónicos e outras empresas de software clínico por forma a melhorar as aplicações desenvolvidas utilizadas no MCA. Entre estas empresas contam-se a Allscripts, Cardinal Health, GE Healthcare, Nexus e Siemens Medical Solutions.

Notícias Relacionadas:

2005-01-18 - Intel reorganiza linhas de produtos e cria duas novas áreas