A Inteligência Artificial está a caminho dos centros financeiros do Ocidente. De acordo com informações avançadas pela Reuters, a Financial Industry Regulatory Authority (FINRA), a Nasdaq e a London Stock Exchange Group têm planos para colocar a IA ao dispor da monitorização de atividades ilícitas na Bolsa.

A FINRA está a desenvolver o seu próprio sistema de controlo baseado em IA e, segundo a agência noticiosa, pretende testá-lo no próximo ano. O regulador já levou esta sua tecnologia até à cloud da Amazon para aumentar o poder de análise.

Por seu lado, a Nasdaq e a London Stock Exchange Group devem implementar esta tecnologia antes do final de 2016.

Tom Gira, um executivo de topo da FINRA, acredita que a Inteligência Artificial vai permitir aos reguladores obter uma imagem mais clara e fidedigna do que realmente se passa nos mercados bolsistas. Com maior visibilidade, mais facilmente se detetam práticas ilegais.

Em linha com as informações avançadas, estas entidades querem vender estes programas de IA a instituições bancárias e gestores de fundos para que possam ter os seus corretores “debaixo de olho”.

A Inteligência Artificial é uma das tendências tecnológicas com cada vez mais vigor na indústria e já começou a estender as suas raízes a muitas outras camadas da sociedade.

Como o TeK noticiou recentemente, um grupo de investigadores está a desenvolver um programa baseado em IA para assistir juízes e advogados em casos que envolvam possíveis violações da Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.