O primeiro evento sobre interoperabilidade de cartões inteligentes 3GPPTM organizado pelo serviço PLUGTESTSTM do European Telecommunications Standards Institute (ETSI) decorreu de 11 a 14 de Dezembro, sob a égide da iniciativa eEurope, em França, contando com a presença de 35 especialistas da tecnologia móvel e de programadores de ferramentas de teste avançadas.


Aquela reunião realizada na sede do ETSI em Sophia Antipolis, França, foi uma oportunidade para organizações competitivas reafirmarem o desejo de encontrarem em ambiente comerciais seguros para partilhar experiências e aumentar a interoperabilidade entre as suas experiências e implementações, tendo em vista três área especificas no âmbito dos cartões inteligentes.

A primeira incide nas características das ferramentas de interoperabilidade ligadas a cartões Subscriber Identity Module (SIM), que estão a ser desenvolvidas pelo Third Generation Partnership Project (3GPP) com especificações técnicas TS 11.14 e TS 31.111.

Algumas empresas que já mantinham contacto entre si encontraram fabricantes de telemóveis e de cartões, para trocar pontos de vista e opiniões, a propósito das características detalhadas, observadas em sessões de testes e demonstrações. Isto ajudou a entender as normas nesta área e estimulou o debate nos comités de ETSI de 3GPP.

A segunda área em análise foi a interoperabilidade entre os cartões Java SIM (3GPP TS 03.19). O destaque da semana assentou na disponibilização numa ferramenta gratuita e independente, capaz de executar o conjunto de testes do ETSI definido na norma 3GPP TS 11.13. O feedback obtido por parte dos participantes que trabalharam, em tempo real, com os programadores poderá ajudar a constituir a primeira versão estável desta ferramenta, que em breve estará acessível para todos os programadores mediante download na Internet.

Este pode ser um dos passos para estabelecer um alto grau de estabilidade dentro e entre as diversas plataformas de cartões inteligentes. Esta ferramenta teste será futuramente uma referência comum, possibilitando a compatibilidade entre diferentes plataformas, que poderão não estar ligadas a verificações regulares de implementação.

É de prever que a próxima iniciativa de interoperabilidade 3GPP Smart Card, agendada para Junho de 2002, integrará esta melhoria em aplicações concebidas por operadores móveis, que trabalharão em cartões diferentes.

A terceira opção denomina-se Interoperability on 3rd Generation Universal Subscriber Identity Module (3G-USIM) reflectindo-se em cartões regulados pela norma (3GPP TS 31.102). Os fabricantes de cartões e especialistas em testes independentes trabalharam juntos para que a implementação do standard, principalmente para fabricantes de aplicações 3G, seja efectivamente relevante e uma prática comum.

Os participantes desta iniciativa foram entusiastas acerca do benefício da plataforma para troca e disponibilização do serviço de interoperabilidade oferecida pelo ETSI, que servirá para os fabricantes assegurarem o desenvolvimento de cartões inteligentes, tendo em conta factores relevantes e ir de encontro às necessidades da indústria e dos utilizadores.


Notícias relacionadas:

2001-09-11 - Smart cards vão continuar a crescer

2001-07-11 - Smart-cards mais seguros na Europa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.