Uma reportagem publicada hoje pelo Financial Times dá conta do envolvimento do exército de Libertação Popular da China num ataque ao sistema informático do Pentágono americano. A informação foi confirmada ao jornal inglês por funcionários da instituição, que garantem ter sido esse o resultado de uma investigação levada a cabo depois do ataque, concretizado em Junho.



As fontes consultadas pelo jornal dão como provada a relação do exército da China com o ataque que "desligou parte do sistema informático que serve o gabinete do secretário da defesa, Robert Gates".



Confrontado com os resultados da investigação, que os Estados Unidos ainda não assumiram publicamente, o ministro chinês da defesa não quis comentar o assunto, acrescenta o diário que dá também como certas um conjunto de tentativas anteriores de entrada nos sistemas do Pentágono pela mesma instituição chinesa, tentativas estas que não tiveram sucesso.



Recentemente também a Alemanha foi alvo de tentativas de espionagem nos sistemas informáticos governamentais com origem na China, acusava a imprensa local na altura em que as tentativas de ataque foram divulgadas.



As fontes do Financial Times garantem que o Pentágono analisou os resultados da sua investigação com preocupação por considerar que outras tentativas de espionagem do mesmo género se podem suceder e com sucesso.





Notícias Relacionadas:

2007-06-22 - Hacker entra no sistema de email do Pentágono