Já a versão longa da história vai ser apresentada na próxima quinta-feira, 7 de agosto, durante a conferência Blackhat em Las Vegas, nos EUA. O investigador de cibersegurança Ruben Santamarta vai mostrar à audiência como é teoricamente possível invadir os sistemas de alguns aviões comerciais.



Caso os restantes especialistas validem a tese de Ruben Santamarta, então as entidades reguladoras da aviação podem ter que rever as regras e os níveis de segurança dos sistemas que são usados a bordo dos aviões.



Ruben Santamarta diz que consegue entrar nos sistemas de comunicação para aviões feitos pelas empresas Cobham Plc, Harris Corp, EchoStar Corp's Hughes Network Systems, Iridium Communications Inc e Japan Radio Co Ltd..



De acordo com a Reuters, as descobertas do investigador podem ter um impacto de tal forma significativo que um pirata informático conseguirá alterar o sistema de navegação dos aviões.



Santamarta admite que os resultados das suas investigações apenas foram conseguidos em ambientes controlados – leia-se, laboratórios – e que poderá ser difícil replicar os ataques num cenário real. Mas o especialista em cibersegurança prefere alertar já as entidades responsáveis para as possíveis falhas que existem.



Algumas das empresas acima referidas admitem que os resultados das pesquisas de Ruben Santamarta confirmam-se, mas que os riscos são na realidade muito menores.



A Cobham, por exemplo, considera que é impossível usar um sinal Wi-Fi para interferir com os sistemas críticos de comunicação por satélite e que apenas um contacto direto com os equipamentos permitiria fazer algum tipo de alteração.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.