O poder da comunidade continua a surpreender. Um grupo de investigadores pediu 150 mil dólares numa campanha de financiamento colaborativo para reativar um satélite adormecido. O dinheiro foi conseguido e 27 anos depois os propulsores do International Sun-Earth Explorer 3 voltaram a funcionar.



A primeira experiência com o equipamento foi realizada com sucesso no início de julho, mas a equipa que está a coordenar a reativação do ISEE-3 já tem os próximos passos planeados.



Quando os motores foram de novo reativados, a primeira meta foi redefenir a rota do satélite para que possa ser mais fácil estabelecer a comunicação entre a Terra e o equipamento. O próximo passo será reconfigurar os sensores que estão a bordo, por forma a iniciar novas investigações.



Primeiro será ainda necessário saber quais dos 13 sensores do equipamento ainda estão a funcionar. A equipa de investigadores apenas sabe que o magnetómetro está operacional.



Do grupo que está agora a trabalhar no projeto, uma boa parte fazia parte da equipa da Agência Espacial norte-americana que enviou o satélite para o espaço na década de 1970. Mas também incluiu membros que na altura nem eram nascidos, como comenta um dos coordenadores da iniciativa, Keith Cowing.



Apesar de os propulsores terem estado 27 anos sem funcionar, o projeto ISEE-3 só foi desativado pela NASA em 1997. O satélite que agora está a ser alvo de um resgate realizou missões de observação ao Sol e analisou a passagem de cometas, como explica a publicação Scientific American.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico