
Os alunos do ensino secundário poderão, durante a próxima semana, aprender a construir e programar robôs, com os quais participarão depois numa "mini-competição" contra outras equipas de participantes.
"A partir de um kit, cada grupo de alunos irá construir e programar o seu próprio robô, que estará preparado para seguir uma pista, identificando 'vítimas' pintadas sobre a mesma e evitando obstáculos", explica o Instituto de Sistemas e Robótica do IST, que dinamiza a iniciativa.
As regras a seguir serão as usadas no RoboCupJunior Search and Rescue e que regem outras iniciativas semelhantes e competições de robótica de nível pré-universitário, tanto a nível nacional como internacional.
Segundo Rodrigo Ventura, professor responsável pela organização local da Oficina de Robótica, o principal objectivo da Oficina de Robótica é "através da construção de um robô, familiarizar os participantes com vários aspectos ligados à Ciência e Tecnologia, tais como o controlo, as comunicações, a física, a matemática, a programação, a energia e autonomia".
A Oficina de Robótica, que terá lugar nas instalações do Instituto Superior Técnico da Alameda (Lisboa) decorre entre 25 e 29 de Julho, integrada no âmbito da edição de 2011 dos Estágios Ciência Viva INCISTA.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários