Documentos, música, fotografias, imagens, vídeos e agora...sabores. É verdade. Na Universidade de Singapura um grupo de investigadores está a desenvolver uma tecnologia capaz de enviar sabores de um utilizador para outro através da internet. Nesta primeira experiência está a ser utilizada limonada, mas o objetivo é expandir o leque de sabores possíveis a qualquer outra bebida existente.

Para tornar esta primeira experiência num projeto bem sucedido, a equipa utilizou sensores de cor e acidez para detetar um sabor na bebida do remetente. De seguida enviou as informações para um termo eletrónico onde as luzes LED replicaram a cor da bebida e um conjunto de elétrodos reproduziu a acidez ao estimular as papilas gustativas do destinatário.

Os provadores de serviço declararam que a limonada originada com esta transferência de dados não era tão ácida quanto a original, mas os investigadores alegam que um sabor simples como este é o ideal para continuar a apurar a técnica.

Os resultados ainda estão longe do objetivo traçado pela equipa da Universidade de Singapura, mas são um bom avanço rumo àquilo que esta quer tornar possível: replicar não só o sabor e a cor de uma bebida, como o seu aroma.