Atualizar o software dos seus equipamentos é uma forma de se manter protegido contra as mais recentes ameaças do mundo online e a prática assume uma importância ainda maior quando nos referimos ao contexto empresarial.

O mais recente estudo da Kaspersky revela que alguns colaboradores de empresas procuram uma “desculpa” para não estarem presentes em determinadas reuniões virtuais, fingindo que o equipamento que estavam a usar estava em atualizações.

Para muitos colaboradores as reuniões frequentes são vistas como um dos aspetos mais desagradáveis da sua rotina de trabalho. A situação não melhorou com a passagem para o trabalho remoto e muitas pessoas revelam cansaço em relação às reuniões virtuais.

Os dados dão a conhecer que 12% dos colaboradores portugueses inquiridos admitem que já fingiram ter os seus equipamentos a instalar atualizações para não terem de comparecer numa determinada reunião de trabalho.

A justificação pode até ser aceite pelas várias equipas da empresa, uma vez que a atualização de dispositivos é algo faz parte do dia-a-dia de trabalho. Por outro lado, alguns colaboradores encaram o tempo de inatividade do dispositivo como uma oportunidade para “relaxar”, com 19% dos inquiridos em Portugal a admitir que instalaram propositadamente atualizações para gastar tempo de trabalho.

Por outro, a maioria dos colaboradores afirmam que não gosta quando o seu trabalho é interrompido e 70% portugueses afirmaram desejar que as atualizações acontecessem fora do horário de trabalho, de forma a manterem a sua produtividade.

Além disso, 38% dos colaboradores portugueses confirmaram que se atrasaram mesmo para reuniões devido a atualizações. Além de falharem compromissos, 30% dos inquiridos portugueses revelaram também ter perdido dados ou partes do seu trabalho que não estavam guardadas quando o computador ou portátil foi reiniciado após a instalação de atualizações.

Para tornar as atualizações convenientes a Kaspersky deixa algumas recomendações. Uma das possibilidades é agendar as atualizações para o final do dia de trabalho, uma altura em que a atividade é, de modo geral, menor.

Os especialistas recomendam também utilizar wake-on-LAN. A tecnologia permite que as plataformas de trabalho sejam ligadas através da rede, para que as atualizações possam ser realizadas fora do horário de trabalho.

Para evitar a perda de documentos e ficheiros importantes, é recomendável recorrer à função AutoSave, que está disponível em alguns softwares de trabalho. A Kaspersky aconselha também os colaboradores e administradores de IT a instalarem soluções de de proteção de endpoint com ferramentas de gestão de patch.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.