A Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho (EuroHPC) abriu o período de apresentação de propostas de investigação e inovação, com o objetivo de ajudar a Europa a “permanecer competitiva a nível mundial na área da supercomputação”.
A chamada encontra-se dividida em duas temáticas: tecnologias e aplicações em grande escala e inovação e ampliação da computação de alto desempenho, em concordância com o plano de trabalho da empresa comum EuroHPC para 2019. O período de apresentação de propostas decorre até 14 de janeiro de 2020 e a 14 de novembro de 2019, respetivamente, numa lista da qual fazem parte os 28 estados-membro e a Turquia.
Em Portugal vão ser disponibilizados 900 mil euros para o primeiro tópico, enquanto as propostas relacionadas com inovação e ampliação da computação de alto desempenho chegam a um financiamento de um milhão de euros. O regulamento para projetos nacionais está online.
De acordo com a Comissão Europeia, ambas as chamadas pretendem apoiar o desenvolvimento das tecnologias de sistemas do HPC na Europa para aplicações reais e relevantes de valor científico, social e industrial e o desenvolvimento de software. A preparação de aplicações para os sistemas exascale e a ampliação do uso do HPC são os restantes objetivos deste financiamento.
A empresa comum EuroHPC entrou em funcionamento no final de 2018, tratando-se de uma estrutura jurídica e de financiamento que pretende promover o desenvolvimento de infraestruturas de dados e de supercomputação e o apoio à investigação e à inovação neste domínio, com a participação de cientistas, de empresas e da indústria.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários