A empresa japonesa PalmNet acabou de lançar no mercado local um novo PDA suportado pelo sistema operativo Linux que inclui câmara digital e funções de telemóvel. Este aparelho é dirigido a fabricantes e vendedores que queiram incluir nos seus produtos serviços e hardware personalizados e é o resultado de uma acção conjunta de empresas e organizações chinesas, coreanas e japonesas.
O aparelho, que tem 13 cm de comprimento por 7 cm de largura e 2 cm de profundidade, está equipado ainda com um cartão de adesão a Redes Locais Sem Fios (WLAN).

Segundo o jornal japonês Nihon Keizai Shimbun, o hardware do PDA é da responsabilidade da coreana IMRI, enquanto o software da Linux foi desenvolvido em parceria entre a PalmNet e a Universidade de Tecnologia de Pequim.

Entretanto, a PalmNet anunciou que espera vender o modelo a outros fabricantes japoneses até Setembro e que conta ter prontas para distribuição 150 mil unidades do produto até ao final de Março de 2004, ponderando ainda a possibilidade de exportação dentro do mercado asiático, nomeadamente para a China e para a Coreia.

Registe-se ainda que a Sony lançou recentemente um aparelho idêntico, o NZ90, que inclui também câmara mas que não possui nem telefone nem acesso a Redes Locais Sem Fios (WLAN).

Notícias Relacionadas:
2003-04-17 - WLAN ultrapassam popularidade das redes móveis de terceira geração

2002-09-12 - Dell pronta para vender PDAs de marca própria em meados de 2003