Os equipamentos com ligação à rede estão a evoluir de complexidade e reduzir o tamanho, exigindo cada vez mais a comunicação entre múltiplos dispositivos, só possível através de plataformas abertas como o Java. A máxima guiou hoje a apresentação de Reginald Hutcherson, director do grupo de evangelizadores da Sun.



Abrindo o Java On Demand 05, que decorre hoje no Estoril, o responsável referiu que 579 milhões de modelos de telemóveis em todo o mundo usam hoje tecnologia Java, assim como 650 milhões de PCs e 750 milhões de cartões.



Reginald chamou a atenção para a transversalidade da plataforma Java, que abrange hoje várias indústrias com elevado potencial de crescimento e partilhou a sua visão sobre o sucesso da tecnologia.



Segundo ele, enquanto no passado o modelo para o sucesso passava por contratar os melhores programadores, colocá-los na empresa e esperar que desenvolvessem as melhores soluções. Hoje o paradigma mudou e cada vez mais há a noção de que os bons programadores estão espalhados pelo mundo, o que criou a necessidade de promover o trabalho das comunidades e apostar em standards abertos, defendeu.



A comunidade de programadores Java atinge hoje os 4,5 milhões de pessoas em todo o mundo e a Sun pretende continuar a centralizar ali a sua aposta para crescer e entrar em novos mercados.



Um segundo orador, Gianluca Ferremi, responsável pela área de banda larga e multimédia para a região EMEA, vincou esta orientação e sublinhou que a companhia quer desempenhar um papel chave na migração para tecnologias IP que está a acontecer um pouco por todo o mundo, aproveitando a experiência da companhia nesta área.



Notícias Relacionadas:

2004-04-15 - Sun Portugal promove 3ª edição da "Java on Demand" a 20 de Abril

2004-04-20 - Sun quer alargar comunidade de developers Java em Portugal