Os jogos online são cada vez mais um dos alvos preferidos dos ciber-criminosos que, através de troianos e vírus, acedem a dados de login, dos utilizadores roubando-lhes os benefícios adquiridos nos jogos, entre os quais o dinheiro virtual utilizado para a compra de armas e poderes. Estes dados são vendidos a utilizadores que podem assim aumentar aumentam a sua reputação no jogo, alerta a Panda Software.

O número crescente de jogos disponíveis online torna estes ataques cada vez mais apetecíveis aos crackers que vêm os seus lucros aumentarem de forma proporcional ao aparecimento de novos jogos.

De acordo com o comunicado da Panda Software, os troianos são o malware mais temido, podendo chegar ao utilizador de várias formas, nomeadamente através de email, ficheiros recebidos em chat rooms, entre outros.

Os vírus Lineage e o Legmir, este último destinado aos jogadores do “Legendo of Mir”, são alguns dos responsáveis pelo furto de dados de login e permitem que terceiros adquiram os benefícios do jogador. O Gaobot e as suas variantes destinam-se ao mesmo fim, furtando chaves de CDs de diversos jogos enquanto simultaneamente abrem uma backdoor nos computadores infectados de modo a torná-los mais vulneráveis a ataques futuros. O famoso jogo “World of Warcraft” está sujeito aos ataques do Trj/WoW, acrescenta a Panda

A criação de malware representa não só uma ameaça para os utilizadores como também para os criadores de jogos online, já que permite que jogadores não autorizados utilizem os sistemas livremente com dados de login ou chaves de CDs adquiridos ilicitamente. Mesmo que os criadores queiram bloquear o acesso à chave de modo a impedir a fraude, não o poderão fazer porque isso irá bloquear simultaneamente os jogadores legais e, como consequência, prejudicará a imagem das empresas.

Paulo Silva, director da Panda Software Portugal, refere no mesmo comunicado que “A nova motivação financeira dos criadores de malware e a sua profissionalização, levam-nos a crer que o furto destes bens virtuais oferece potenciais retornos aos ciber-criminosos que não podem ser ignorados.”

A Panda avisa que os jogadores que não queriam ver os seus dados furtados deverão ter especial atenção ao software adquirido, certificando-se que não é proveniente de fontes ilícitas, assim como a todos os ficheiros enviados por email ou sessões de chat, que não sejam de fonte segura, especialmente as que se façam acompanhar por mensagens a prometer algum tipo de benefício ou lucro. Por fim, aconselha-se a todos os utilizadores que protejam os seus computadores através de soluções de segurança que impeçam a propagação deste tipo de software malicioso.

Notícias Relacionadas:

2005-07-08 - Ameaças de segurança online alteram hábitos dos internautas

2005-10-11 - Primeiro vírus para plataformas portáteis de jogos foi identificado