Com uma estrutura virtual para a interoperabilidade criada em Novembro, a Microsoft Portugal está a desenvolver também um trabalho nesta área, à semelhança do que faz a nível internacional. Marcos Santos, responsável pela área de segurança e estratégia de plataformas da subsidiária portuguesa, revelou hoje três acordos com ISVs nacionais que adoptaram o novo formato Open XML nas suas aplicações.

As três empresas portuguesas que mais recentemente integraram este formato são a Jurinfor, PHC e Viatecla, cujas aplicações vão poder criar documentos em formato Open XML, a base do Office 2007.

O novo formato de documentos, que está na base do Office 2007, é um dos pilares da estratégia de interoperabilidade que a Microsoft está a desenvolver há alguns anos, nas quais se integram também a partilha de patentes e o recente acordo com a Novell. Marcos Santos, responsável por esta área na Microsoft Portugal, admite que a interoperabilidade é um desafio crescente mas que nasce das exigências dos clientes com ambientes heterogéneos.

A migração para o formato Open XML nos documentos do Office deverá permitir uma maior integração com diferentes aplicações, exportando dados e metadados, com maior riqueza de informação sobre o próprio documento do que os formatos anteriormente suportados no pacote de produtividade.

Ao mesmo tempo a Microsoft preocupou-se em garantir a retrocompatibilidade, que é directa no caso da abertura de formatos de documentos anteriores no novo Office 2007 mas exige um conversor na situação inversa (de abertura de um documento Open XML numa versão anterior das aplicações do Office).

Notícias Relacionadas:

2006-11-30 - Vista em português só chega aos clientes empresariais da Microsoft em Março

2006-05-30 - Versão portuguesa do Office 2007 chega ao mercado em Janeiro

2006-03-03 - OpenDocument Format Alliance promove utilização de formato aberto na digitalização de documentos

2005-11-22 - Formatos do Office vão ser normalizados pela ECMA