
O Ministério da Justiça está a reforçar a segurança do acesso ao sistema informático dos tribunais com a implementação de um conjunto de medidas, do qual faz parte a utilização de smartcards como sistema de autenticação para os oficiais de justiça. O objetivo é “aumentar os níveis de segurança”.
O Governo garante que o desenvolvimento destes cartões é recente, segundo declarações à TSF, e "obriga não só a que exista o cartão, como também ao desenvolvimento, implementação e disseminação do sistema de leitura" pelos tribunais.
A existência destes cartões inteligentes soma-se às tradicionais passwords, ou seja, leva a que o "acesso pelos funcionários de Justiça passe a obrigar a uma dupla autenticação, aumentando o nível de segurança de acesso ao sistema".
Os sindicatos do sector admitem que as novas medidas em implementação podem ser em reação ao caso “E-toupeira”, em que funcionários judiciais são suspeitos de terem passado informação de processos para o exterior.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Site do dia
Design de qualidade profissional acessível a todos? Espreite o Recraft.AI e confirme -
App do dia
Multi Timer é uma app gratuita para gerir o tempo mas com alarmes -
Montra TeK
Quer entrar na nova geração móvel? Conheça 7 smartphones 5G por menos de 400 euros -
How to TEK
Quer experimentar o novo Bing com IA da Microsoft? Veja o que precisa de fazer
Comentários