O Ministério da Justiça está a reforçar a segurança do acesso ao sistema informático dos tribunais com a implementação de um conjunto de medidas, do qual faz parte a utilização de smartcards como sistema de autenticação para os oficiais de justiça. O objetivo é “aumentar os níveis de segurança”.
O Governo garante que o desenvolvimento destes cartões é recente, segundo declarações à TSF, e "obriga não só a que exista o cartão, como também ao desenvolvimento, implementação e disseminação do sistema de leitura" pelos tribunais.
A existência destes cartões inteligentes soma-se às tradicionais passwords, ou seja, leva a que o "acesso pelos funcionários de Justiça passe a obrigar a uma dupla autenticação, aumentando o nível de segurança de acesso ao sistema".
Os sindicatos do sector admitem que as novas medidas em implementação podem ser em reação ao caso “E-toupeira”, em que funcionários judiciais são suspeitos de terem passado informação de processos para o exterior.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários