
Apesar do prazo inicial de três anos e meio, o veículo espacial Kepler já flutua em órbita há nove anos. A sua missão até à data, tem sido particularmente bem sucedida. No entanto, depois de mais de 4.500 planetas identificados, o Kepler prepara-se para cair para o abismo infinito, agora que a NASA anunciou que o aparelho vai ficar sem combustível em breve.
O que impede o reabastecimento da máquina é o facto de esta se encontrar a orbitar o Sol. Os painéis solares embutidos servem para alimentar os seus componentes eletrónicos, mas os sistemas que permitem à agência espacial norte-americana manobrar a aeronave são alimentados por combustível. Assim que este acabar, as comunicações com a base serão cortadas e o Kepler será apenas mais um pedaço de lixo espacial.
O sucessor é o TESS (Transitint Exoplanet Survey Satellite) e vai ser lançado no próximo dia 16 de abril. A sua missão é a mesma: detetar exoplanetas com potencial para serem habitados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem fome? Então venha jantar ao Hungry Hearts Restaurant que tem comida caseira -
Site do dia
Mais de 75 milhões de livros e documentos em PDF gratuitos para explorar -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários