Foi em fevereiro de 2014 que Sony anunciou a venda da divisão de computadores e da marca Vaio, além de uma reformulação na empresa que levou ao despedimento de cinco mil funcionários. Comprada por um fundo de investimento japonês, a linha de computadores reaparece com a apresentação de dois novos membros, o Vaio Z e Z Canvas, ambos com capacidades de computador e de tablet.

Apresentado hoje, dia 16 de fevereiro, em Tóquio, o Vaio Z representa uma nova tentativa de regresso da conhecida marca de computadores ao mercado. Com um ecrã de 13,3 polegadas, que pode ser rodado para se transformar em tablet, este equipamento está coberto de alumínio - o que explica o seu peso de 1,34 kg -, trazendo um processador Intel Core i5 ou i7 e um disco SSD que é capaz de deixar o computador pronto para uso em apenas 0,3 segundos. A bateria tem uma autonomia estimada 15,5 horas, o suficiente para quase dois dias de trabalho.

Já com o Z Canvas as funcionalidades de tablet são ainda mais evidentes pelo facto de o teclado poder ser separado, tal como acontece na linha Surface, do ecrã de 12,1 polegadas (resolução de 2.560x1.704 píxeis). Para além dos 256 GB de armazenamento SSD, o híbrido traz 16 GB de memória RAM e uma pen stylus.

Durante sessão de apresentação, o porta-voz da marca referiu que "Z" significa "zero", o que representa um quebra completa da Vaio para com a Sony e um recomeço para a linha de computadores.

Recorda-se no entanto que já fora da Sony, a Vaio tinha apresentado em julho do ano passado alguns modelos de portáteis, mas que possivelmente ainda foram totalmente concebidos sobre a direção da gigante japonesa.

O Vaio Z estará disponível a partir desta segunda-feira em pré-venda no mercado japonês a partir dos 1.600 dólares (cerca de 1.400 euros), não havendo ainda previsão da sua chegada a mais países. O Z Canvas deverá chegar em maio e tudo indica que irá custar mais do que 1.500 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico