Depois de ter refrescado a sua linha de portáteis alimentados por inteligência artificial no início do ano, a Lenovo aplicou o mesmo tratamento aos computadores desktop ThinkCentre. Os computadores estão equipados com os processadores AMD Ryzen Pro de série 8000, capazes de executar 16 TOPS (biliões de operações por segundo), além da sua NPU integrada dedicada a inteligência artificial.
São três modelos do ThinkCentre para as diferentes necessidades: o M75t Gen 5 é um modelo focado no desempenho, o M75s Gen 5 é mais flexível e por fim, o M75q Gen 5 é o mais compacto de toda a série. A Lenovo explica que os modelos foram projetados para as diferentes necessidades das empresas, que tiram partido do potencial da IA e foram otimizados para maior eficiência energética.
Veja na galeria imagens dos modelos Lenovo ThinkCentre:
Os computadores foram otimizados para se focarem em multitarefas, com os modelos M75t e o M75s a serem equipados com até 64 GB de RAM DDR5 a 5600 MHz e até 2 TB de armazenamento interno SSD Gen4. Os modelos utilizam o novo chip de IA para ajudar a regular a energia alocada às aplicações corretas sempre que o utilizador as necessitar. O próprio ventilador é controlado por IA para otimizar a sua velocidade consoante a carga de processamento, de forma a manter o interior mais fresco e a debitar menos ruído possível.
As caixas dos computadores não são fechadas e estão preparadas para atualizações de expansão através de uma ranhura flexível. Tem nove portas USB para que possa ligar todos os periféricos que necessite. Cada computador suporta a ligação de até quatro monitores, seja para criadores de conteúdos, artistas ou engenheiros que desejem mais área de ecrã. Para tal, conte com uma placa gráfica AMD Radeo RX 550 4G ou uma AMD Radeon RX 6600LE.
O modelo compacto M75q foi concebido para caber em qualquer local, sejam balcões bancários, no atendimento de saúde ou mesmo retalho. Este tem um processador AMD Ryzen 7 Pro 8700GE e gráficos integrados baseados na arquitetura AMD RDNA 3. Tem até 64 GB de RAM DDR5 5200 MHz de canal duplo.
Este computador mais pequeno é igualmente expansível e atualizável. Tem sete ligações USB, dois SSDs Gen 4 e ainda suporte de driver integrado para quem necessite de ter versões do sistema operativo mais antigas. O computador permite ligação a três monitores.
Independentemente do modelo que escolha, todos eles têm um preço a começar nos 699 euros. O ThinkCentre M75t chega em agosto, mas os restantes dois chegam ainda em junho.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários