A LG não é apenas uma marca fabricante de televisões, smartphones e eletrodomésticos, num universo paralelo ao destes setores, a empresa também dá cartas na robótica, onde tem sido responsável por inovações aparentemente futuristas, que já estão a criar um impacto real nas indústrias atuais. Um dos mais recentes exemplos é o LG CLOi SuitBot, um exoesqueleto mecânico que tem capacidade para ampliar a força humana e assim reduzir o esforço físico do utilizador.

Mas as ideias da gigante sul-coreana também servem outras áreas de interesse, e um dos seus trabalhos mais jovens consiste num carrinho de compras autónomo que segue os clientes pelo supermercado, excluindo-o da sua condução. O aparelho vai ser colocado à prova nas lojas do E-Mart, que é uma cadeia de supermercados da Coreia do Sul.

De acordo com a LG, este carrinho não é apenas uma simples conveniência do século XXI. Na Ásia, onde há milhões de cidadãos idosos, empurrar um carro cheio de compras pode ser bastante complicado para alguns. É natural que os restantes se aproveitem desta solução tecnológica, mas a ideia base é tornar mais acessível uma tarefa que não o é para quem tem dificuldades motoras, ou já não tem tanta força para entregar a este tipo de exercício.

tek lg cloi

Note que, adicionalmente, este robot vai ainda contar com um leitor de códigos de barras e um display, onde serão exibidas as informações referentes ao valor da compra e aos produtos colocados no carrinho. Para além disso, se for necessário encontrar um produto específico, o carrinho pode ser ordenado a indicar-lhe o caminho até à prateleira correspondente, tornando todo o processo mais eficiente.

Os supermercados E-Mart são localmente conhecidos por apostarem nas tecnologias. Em Seul, o grupo tem até uma loja sem funcionários humanos, semelhante às lojas Amazon Go que a empresa de Jeff Bezos abriu nos EUA.

Em Portugal, há soluções semelhantes a serem testadas.