A portuguesa OutSystems lançou em outubro de 2019 o projeto Low-Code School, com cursos a decorrer em Lisboa, Braga e Castelo Branco, pretendendo formar gratuitamente profissionais na tecnologia OutSystems. Agora, o programa vai internacionalizar-se, chegando aos Estados Unidos, à Holanda e Alemanha, depois de em Portugal já ter formado mais de 100 pessoas.

O anúncio foi feito através de um comunicado pela empresa portuguesa, que disponibilizou gratuitamente a todos os participantes deste projeto o acesso ao exame de certificação na tecnologia, habitualmente com um custo de 200 dólares. Em Portugal, estão previstas durante o primeiro trimestre deste ano novas edições, a primeira a acontecer entre 17 e 28 de fevereiro, em Linda-a-Velha, no escritório da empresa, num horário pós-laboral. As inscrições podem ser submetidas até ao próximo dia 4 de fevereiro.

Prevendo a criação de mais de 5.000 postos de trabalho para profissionais com competências OutSystems até ao final de 2020, a empresa portuguesa de low-code acredita que este projeto vem dar resposta à "crescente procura de profissionais com competências em OutSystems em todo o mundo". "Consideramos que pessoas que já possuem um background técnico têm alguma vantagem em aprender a tecnologia e queremos acelerar o seu conhecimento e as suas oportunidades de carreira dentro do nosso ecossistema de clientes e parceiros", afirma Gonçalo Gaiolas, vice-presidente of community da OutSystems.

Outsystems lança Low-Code School com cursos gratuitos em Lisboa, Braga e Castelo Branco
créditos: Tek

A Low-Code School consiste numa formação de duas semanas em tecnologia OutSystems, com acesso gratuito a um exame de certificação profissional e novas oportunidades de carreira. Neste projeto podem inscrever-se estudantes finalistas e/ou recém-formados de cursos profissionais na área de engenharia, bem como programadores com um mínimo de dois anos de experiência profissional em linguagens de programação web ou mobile.