A empresa liderada por António Ferreira já tinha iniciado a operação em Portugal e no Reino Unido em maio de 2012, sempre com o objetivo de estender os serviços a outros países europeus.

A empresa de serviços de infraestrutura de cloud computing quer desenvolver uma oferta de cloud pan-europeia e concorrer de forma direta com outros grandes players, como a Amazon, mas tirando partido da sua localização, simplicidade e serviços low cost.

A nova operação em França tem um datacenter local, na área de Paris, e suporte local, mas este nó serve os países mais próximos na Europa central, permitindo também aos atuais clientes dispersas os seus recursos nas diferentes localizações onde a Lunacloud já marca presença, com redundância geográfica.

"O lançamento de França é uma etapa importante na nossa expansão, porque marca também a abertura de um novo datacenter da Lunacloud (em Paris)", explica António Ferreira, em entrevista ao TeK.

Fazendo o balanço de quase um ano de atividade, o CEO da empresa adianta que "temos visto haver maior propensão à compra de serviços de infraestrutura de cloud por parte de startups e PMEs tecnológicas. As empresas de maior dimensão continuam a ter os seus processos habituais de aquisição de serviços ou infraestruturas tradicionais de IT e não estão ainda a adoptar serços de infraestrutura na cloud pública, como os que propomos. Estamos satisfeitos com a evolução e por isso continuamos com o nosso plano de expansão, sendo a próxima etapa a abertura de operações na Rússia. Ao expandirmos a nossa rede de datacenters e infraestrutura teremos mais meios para combater os gigantes do sector, nomeadamente a Amazon."

Os modelos de preços dos serviços são iguais em todas as operações, mas os clientes pode escolher o datacenter onde querem localizar os seus Cloud Servers ou usar a Cloud Storage no painel de controle do serviço.

A empresa tem também planos para alargar os serviços disponibilizados. António Ferreira adianta ao TeK que em maio vai ser lançado o MongoDBaaS (MongoDB-as-a-Service), um serviço de base de dados do tipo NoSQL, a MongoDB, que pode ser contratado à hora, com capacidade definida pelo cliente, virtualmente ilimitada. Este serviço concorre com a MongoHQ e MongoLab.

Em julho será lançado um serviço mais vocacionado para programadores, do tipo PaaS (Platform-as-a-Service), onde a Lunacloud vai ter ambientes de desenvolvimento Java, PHP e Ruby. "Os programadores apenas terão que fazer upload do seu código e esquecer a gestão de infraestrutura, dos servidores", afirma o CEO da empresa.

Recorde-se que a startup portuguesa já conseguiu marcas importantes na análise de serviços, superando a Amazon e a Rackspace, dois dos maiores distribuidores de serviços cloud em todo o mundo, em testes de desempenho dos servidores. Os benchmarks foram realizados pela Cloud Spectator, uma empresa de análise especializada em ofertas na nuvem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador