A Macromedia anunciou uma nova versão do Studio 8, a suite dirigida a artistas gráficos, profissionais de vídeo e Web designers que permite desenvolver, desenhar e manter aplicações interactivas online e conteúdos. O Studio 8 incorpora as ferramentas FlashPaper e Contribute tal como, as últimas versões do Dreamweaver, Flash Professional e Fireworks.

O novo pacote é caracterizado por novas ferramentas de criação e teste de conteúdos móveis, novas opções para formatação de páginas, novas funcionalidades de codificação de vídeo, ferramentas de desenvolvimento para XML, entre outras.

O novo Dreamweaver melhora o suporte para XML e Extensible Style Sheet Language Transformations (XSLT), permite uma integração drag-and-drop de fluxos XML e uma incorporação mais fácil de conteúdos de vídeo em flash

No que respeita ao Flash Professional 8 tem novos controlos de animação, novos efeitos gráficos e um motor de interpretação de fonte FlashType. O recurso de importação foi melhorado e a aplicação conta com uma ferramenta de codificação que facilita a conversão de vídeos para o formato Flash Video (FLV).

Já entre os novos recursos do Fireworks 8 estão os modelos de interface para dispositivos portáteis. O programa dispõe de uma ferramenta de batch para a aplicação de acções a diversas imagens, algo comum nos outros programas gráficos.

Os programas podem ser adquiridos no site global da Macromedia separadamente ou dentro do pacote Studio 8. A nova versão da Suite, que recebe a primeira grande actualização desde 2003, deixa de incluir a ferramenta de ilustração FreeHand, uma decisão baseada "numa pesquisa efectuada juntos dos nossos clientes", explicou a empresa em declarações citadas pela C|Net.

A aplicação "foi substituída pelo Contribute e FlashPaper com o objectivo de responder de uma forma mais eficaz às necessidades dos consumidores", ressalvou John Biviano, director geral da Macromedia Austrália.

Notícias Relacionadas:
2005-06-03 - Onze empresas criam soluções de serviços empresariais em sintonia com SAP

2005-04-18 - Adobe compra Macromedia por 3,4 mil milhões de dólares