
(Actualizada)
Ainda não é a decisão final, mas tudo indica que o portátil Magalhães será o equipamento a distribuir às crianças na nova vaga da iniciativa e-escolinha, mas agora na versão 2, que foi apresentada no ano passado. O relatório preliminar do júri, ontem publicado na plataforma online, dá como vencedores para os três lotes a concurso as duas propostas da Prológica e a da J.P. Sá Couto.
Luis Cabrita, director da Prológica, explicou ao TeK que o relatório final está agora sujeito a contestação dos concorrentes, durante cinco dias, sendo depois publicado o relatório final do júri.
A Prológica, que tinha entregue duas propostas, ganhou dois dos lotes a concurso (relacionados com a distribuição geográfica), ficando um terceiro para a J.P. Sá Couto, que tinha sido a fornecedora do equipamento na primeira fase do programa que distribuiu mais de 400 mil portáteis Magalhães às crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico.
O concurso foi lançado já este ano, em e prevê a compra de 250 mil portáteis para distribuir nos próximos três anos a alunos e professores do primeiro ciclo, estando previsto um investimento de 50 milhões de euros.
Recorde-se que depois de conhecidas as condições do concurso vários dos fabricantes que tinham mostrado inicialmente interesse em participar acabaram por desistir.
Nos três casos o equipamento incluído nas propostas é o Mag2, a nova versão do Magalhães que tinha sido apresentada no ano passado, embora com "ligeiras alterações técnicas" para estar de acordo com os requisitos do caderno de encargos, confirmou Luís Cabrita.
A Prológica e a J.P. Sá Couto já tinham sido parceiras na primeira fase do e-escolinha, através do consórcio YOUTSU que geria os pedidos e a distribuição dos portáteis. Mas Luís Cabrita recusa a ideia de que as tuas empresas terão "combinado" a estratégia para este concurso.
"A única coisa que combinámos foi fazer os maiores esforços possíveis para ganhar", garantiu o director da Prológica em entrevista telefónica ao TeK.
Se o relatório final vier a confirmar os dados agora conhecidos a Prológica e a J.P. Sá Couto vão continuar parceiras, já que a segunda empresa terá de fabricar os equipamentos que a Prológica vai entregar nas duas regiões geográficas onde poderá ganhar o concurso.
Questionado quanto às razões que terão determinado este resultado, Luís Cabrita explica que a proposta tem mais componentes além do próprio portátil, nomeadamente de serviços, e garantia de assistência, que fazem a diferença no preço final, sobretudo em algumas regiões do país.
O responsável da Prológica referiu ainda que as alterações do Magalhães em relação à versão apresentada no ano passado são "de pormenor técnico" mas garantiu que o portátil continuará a ser distribuído com dual-boot (sistema operativo Windows e Linux) e que o parceiro para o Linux continua a ser a Caixa Mágica.
O novo Magalhães parece ter todas as probabilidades de se tornar no computador portátil a que as crianças do primeiro ciclo vão ter acesso nos próximos três anos, nas mesmas condições a que foram distribuídos os primeiros 400 mil portáteis.
Mantém-se em cima da mesa a possibilidade dos equipamentos começarem a chegar ainda este ano lectivo às escolas, como tinha adiantado João Mata, secretário de Estado da Educação, ainda esta semana.
O Mag2 é a nova versão do Magalhães e conta com um ecrã maior, de 10,1 polegadas e mais capacidade de disco, entre 160 e 250 GBytes. Dispõe também de uma saída VGA para ligar o portátil a um monitor de TV ou ecrã externo, assim como de software de leitura para facilitar a utilização em diferentes ambientes de luz.
A ligação nativa a redes 3G e WiMax é outra das características a realçar, que se tornará mais relevante em ambientes ou países onde não exista grande disponibilidade de ligação de redes sem fios com tecnologia Wi-Fi, que já era nativa no actual modelo Magalhães.
O portátil tinha sido apresentado em Maio de 2009 e começou a ser vendido nas lojas com o Windows 7 a 22 de Outubro.
Na altura da sua apresentação o TeK preparou um vídeo sobre o novo modelo que poderá agora rever.
Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação que resultou da entrevista realizada e ainda dados e o vídeo sobre o novo Magalhães.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários