O SAPO e a Ciência Viva fizeram uma candidatura conjunta para que a Maker Faire pudesse vir até Portugal e ontem, 11 de abril, foi dada a luz verde por parte da organização para que isso acontecesse. O Lisbon Mini Maker Faire vai-se realizar entre 19 e 21 de setembro em Lisboa.



A informação foi comunicada pelo chief technology officer do SAPO, Celso Martinho, durante uma conferência no SAPO Codebits. No palco estavam reunidos alguns dos membros que fazem parte da comunidade maker em Portugal, que é como quem diz, pessoas que pegam em hardware e transformam-no em peças inovadoras ou projetos novos.



Durante o debate falou-se como a época atual é tão simbólica para a tecnologia como a década de 90, isto porque está a representar o tempo em que o hardware se está a impor e está a impulsionar novos projetos e tecnologias.



Em palco estiveram, por exemplo, Francisco Mendes da Beeverycreative, empresa que criou a primeira impressora 3D portuguesa Beethefirst, Mário Saleiro, investigador responsável pelos Infantes, e Hugo Silva, mentor do projeto de sucesso internacional BiTalino.



Todos concordaram que têm sido feitos grandes desenvolvimentos no segmento do hardware e que nos dias que correm as pessoas já não perguntam “como é que isto funciona”, mas antes “como posso construir um igual ou parecido”.



A Lisbon Maker Faire vai ter lugar no Pavilhão do Conhecimento e vai servir para alavancar ainda mais a comunidade de empreendedores e entusiastas nacionais que se dedicam à exploração do hardware.



Estima-se que nos próximos dias fique online uma página Web com mais algumas informações sobre o evento.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico