
A ESET, empresa especializada em segurança informática, revelou na segunda-feira que as ameaças que utilizam o sistema de arranque automático do Windows foram as mais ativas durante o mês de setembro.
O malware que usa o ficheiro autorun.inf esteve ativo em 4,87% dos computadores monitorizados pela ESET e foi a ameaça mais detetada. Este tipo de software malicioso manipula as informações sobre como o Windows deve atuar quando um dispositivo amovível é ligado ao computador.
A análise feita pela empresa concluiu ainda que vírus integrados em páginas Web ocupam a segunda e terceira posição das ameaças mais ativas. O vírus HTML/ScrInject.B estava em 4,45% das máquinas analisadas enquanto o HTML/Iframe.B estava em 3,62% dos computadores analisados. Estas ameaças consistem em scripts ou tags iFrame que estão alocadas em páginas Web e que redirecionam os utilizadores para páginas que contêm malware.
[caption][/caption]
Das dez ameaças mais detetadas nos computadores, cinco delas estão relacionadas com o Win32, a Interface de Programação de Aplicativos (API) do sistema operativo da Microsoft. O software malicioso que explora vulnerabilidades no Win32 garante o acesso remoto dos piratas informáticos (Win32/Conficker, Win32/Dorkbot e Win32/Qhost), redireciona o utilizador para páginas com conteúdos maliciosos (Win32/Sirefef) ou cria e apaga chaves de registo de aplicações de segurança (Win32/Sality).
Recentemente a ESET questionou os resultados de um estudo de cibersegurança feito pela Carbon Black que referia vírus que nunca podiam ser detetados. A segurança dos dispositivos móveis também é monitorizada pela ESET, que no início de outubro disponibilizou uma aplicação que corrige falhas de segurança no sistema operativo Android.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários