Desde 13 de setembro que a Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), tem enviado imagens de uma curiosa cauda branca que sai do Arsia Mons, um dos três vulcões da região de Tharsis, "uma das áreas geologicamente mais interessantes e exploradas da superfície do planeta”.

A ESA veio agora esclarecer que, apesar da sua localização, não se trata de uma nuvem ligada à atividade vulcânica, mas sim de uma nuvem orográfica, ou seja, uma nuvem de gelo de água impulsionada pela influência da base do vulcão sobre o fluxo de ar. A 10 de outubro, a nuvem estendeu-se ao longo de 1.500 quilómetros.

A formação destas nuvens de gelo parece ser algo sazonal, tendo já sido anteriormente observada pela Mars Express e por outras missões em 2009, 2012 e 2015 e a sua aparência vai variando ao longo do dia marciano. De manhã cresce em extensão e a favor do vento, podendo alcançar tamanhos tão impressionantes que podem torná-la visível até mesmo para os telescópios na Terra.

Através do Flickr da ESA pode acompanhar o desenvolvimento diário desta nuvem, observada com o espectrómetro de mapeamento visível e infravermelho próximo, OMEGA, e a Câmara Estéreo de Alta Resolução (HRSC) da Mars Express.