A Matsushita Electric Industrial afirmou recentemente que pretende dar início à comercialização de um novo eBook denominado sigma book este Outono no Japão e, eventualmente, mais tarde na China, noticiou a publicação Nikkei Electronics. Este suporte electrónico pode ser dobrado tal como se se tratasse de um livro de papel.



Quando aberto, o utilizador pode visualizar texto e imagens a partir de dois ecrãs monocromáticos de cristais líquidos lado a lado. Duas baterias de tamanho AA encontram-se situadas na dobra, de forma a permitir que o eBook funcione durante um prazo de três a seis meses. Apresentando as dimensões de um bloco de folhas A4 - 29 cm x 20 cm x 1,3 cm - este dispositivo pesa cerca de 550 gramas e integra um slot de cartão de memória SD para guardar conteúdos de texto.



Para além disso, é ainda compatível com a tecnologia Content Protection for Recordable Media (CPRM), de acordo com a companhia japonesa. A Matsushita está a planear comercializar o aparelho na China, de modo a ir de encontro às necessidades da população estudantil de 120 milhões - ensino básico e médio - daquele país. O eBook terá um preço de venda de 30 mil ienes (224,90 euros).



O ecrã utilizado neste equipamento consiste num painel especial de cristais líquidos que permite a redução do consumo de energia, podendo continuar a exibir o conteúdo de uma página sem consumir voltagem. Desta forma, apenas utiliza electricidade para virar uma página de forma a continuar a leitura. Segundo a fabricante, a utilização de ecrãs LCD de matriz activa para o eBook permitiria o seu funcionamento entre duas a seis horas com apenas duas pilhas AA.



O aparelho possui um painel LCD com uma resolução de 1.024 x 768 - do tipo XGA - capaz de exibir caracteres em azul num fundo branco. A Matsushita referiu que não foi responsável pelo desenvolvimento deste monitor, tendo-se escusado, no entanto, a identificar a empresa responsável pela sua criação.



A gigante japonesa de electrónica de consumo está a considerar o fabrico de um leitor de livros electrónicos que integre um ecrã LCD a cores. Quando começar a comercializar o dispositivo agora anunciado, já a partir deste Outono, a companhia pretende dar início à disponibilização de serviços para a distribuição de cinco mil unidades de conteúdos, na sua maioria banda desenhada e novelas, aos utilizadores.


Notícias Relacionadas:

2000-12-18 - eBook francês chega ao mercado europeu em Janeiro

2000-11-21 - Microsoft e Pulse Data anunciam leitor de eBooks para invisuais

2000-10-23 - eBookMan recebe prémio de tecnologia