Foi na última edição da Sega Fes, que se realizou durante o fim de semana, que a empresa nipónica aproveitou para anunciar o regresso da Mega Drive. A consola, que foi inicialmente lançada na Europa em 1990, vai chegar renovada às lojas no próximo dia 19 de setembro e trará consigo 40 jogos instalados.

De acordo com o Kotaku, a consola terá alinhamentos diferentes, dependendo da região. É sabido que haverá uma versão japonesa, com Castlevania Bloodlines, Gunstar Heroes, Sonic 2 e Powerball, por exemplo, e uma versão europeia/americana, com Ecco the Dolphin, Sonic the Hedgehog, Space Harrier II e Gunstar Heroes. Nem todos os jogos foram revelados, mas ficamos sem saber qual destas edições chegará à Europa.

Jogos da Mega Drive vão chegar à Steam com o apoio da Sega
Jogos da Mega Drive vão chegar à Steam com o apoio da Sega
Ver artigo

Para além do catálogo de jogos, estas duas versões, que também se diferenciam pelo nome (Genesis Mini nos EUA e Mega Drive Mini no Japão e Europa), vão ser diferentes no próprio hardware. A versão europeia/americana será vendida com dois controladores de três botões, à medida que a edição japonesa vai contar com um par de comandos de seis botões.

Os links para as pré-encomendas serão disponibilizados brevemente, segundo a Sega. Entretanto, foi inaugurado um novo portal online onde poderá acompanhar novas revelações em torno da consola.

O chamado segmento da nostalgia ganhou peso nos últimos anos, especialmente na indústria dos videojogos. Basta olharmos para o número de consolas reeditadas nos últimos anos para percebermos que é uma tendência em crescendo desde 2016, sensivelmente. Nesse ano, a Nintendo lançou a NES Classic e a SNES Classic logo em 2017. A Sony também se juntou com a reedição da PS1, em 2018.

tek sega

Um dos pontos de venda destas consolas é a facilidade com que é possível jogar os seus conteúdos. Uma vez que os jogos vêm instalados previamente, basta ligar a consola a uma televisão e escolher o título diretamente no menu do aparelho. Esta "nova" Mega Drive vai ainda contar com um leitor de cartuchos, que deverá permitir a reprodução de jogos físicos.

Note que a Mega Drive já tinha sido anunciada pela Sega em 2018, mas os atrasos que se registaram na produção obrigaram a empresa a atrasar o seu lançamento no mercado.