Durante os dias 23 e 24 de novembro, os primeiros dois dias do MEO XL Games, será realizado o Serviço Educativo do evento de gaming, abrindo portas às visitas de estudo dos estudantes do Ensino Básico e Superior. Segundo a organizadora E2Tech, o programa encontra-se recheado de ações educativas, formativas e lúdicas, “que proporcionarão a alunos e professores uma jornada memorável com acesso ao maior evento de videojogos em Portugal”, lê-se na nota de imprensa.

Com o apoio tecnológico da AOC e Philips, o MEO XL Games conta com a parceria da Sharkcoders, Lusófona, PlayStation Talents, IndieX, Gamibérica e APVP, naquele que a E2Tech diz ser o maior Serviço Educativo de sempre num evento de videojogos em Portugal. O serviço conta com uma quantidade de ações e espaços dedicados, com uma programação prevista para o grande auditório Exponor, que tem uma capacidade para 900 alunos e professores. Conta ainda com quatro auditórios booth-showcase, assim como um espaço equipado com computadores para 40 alunos, assim como um lounge para professores.

A escola de programação da Sharkcoders - Genius of Tomorrow vai ser responsável por ações formativas para os mais novos, assim como um programa para professores. A Universidade Lusófona do Porto vai promover workshops para alunos que querem seguir ou já frequentam as vias de ensino associados ao desenvolvimento de videojogos. O festival IndieX e a Associação dos Produtores de Videojogos Portugueses vão coordenar ações e fórum para os estudantes do ensino superior.

Além das parcerias mencionadas, os eventos educativos vão também contar com convidados em representação do Município de Matosinhos, a Federação Portuguesa de Futebol, a Startup Lisboa, Indie Dev Day, Bilbao International Games Conference, a Unicorn Factory Lisboa, a RTP Arena e ainda a equipa SAW Esports, entre outras.

Entre os painéis já anunciados, os alunos e professores podem assistir a “Fábrica de Videojogos, Fábrica de Sonhos”, “Produção de Jogos Digitais: Áreas e Carreiras para um Percurso Profissional”, “O Mundo dos Esports: Oportunidades e Desafios Profissionais para Jovens”, entre outros.

De salientar ainda a Gala da 9ª Edição dos Prémios PlayStation Talents e o Gamibérica - Iberian Games Summit, eventos que vão ser realizados durante o MEO XL Games, integrado no Serviço Educativo, sendo direcionados sobretudo a toda a comunidade de game dev, mas também para professores e alunos que se inscreveram para assistir.

Os visitantes também podem experimentar as novidades de gaming da PlayStation e Nintendo, anteriormente anunciados para o evento. Os bilhetes para o MEO XL Games custam 12 euros por dia, mas o passe geral tem um preço de 20 euros. Mais informações no website oficial. Fique atento que o SAPO TEK vai ter bilhetes para oferecer em passatempo.