Depois dos rumores que andavam a circular sobre o próximo headset de realidade virtual da Meta, a empresa liderada por Mark Zuckerberg apresenta agora o novo Meta Quest 3. O headset, revelado pelo CEO da gigante tecnológica através do Instagram, promete uma resolução mais elevada, um “boost” no desempenho e um design mais leve e confortável. 

De acordo com a Meta, o headset, com suporte a realidade virtual e realidade mista, chegará aos países onde o Meta Quest 2 é suportado, numa lista onde Portugal não está incluído. A versão com 128 GB terá um preço de 499,99 dólares, com opções de armazenamento adicional para os utilizadores que precisam de mais espaço.

Clique nas imagens para ver mais sobre o Meta Quest 3

A gigante tecnológica detalha que, para impulsionar o display de alta resolução, o Meta Quest 3 será o seu primeiro headset a usar um chipset Snapdragon desenvolvido em colaboração com a Qualcomm. Segundo a Meta, o chip permite o dobro do desempenho gráfico em comparação com a anterior geração de headset. Além de lentes tipo "panqueca", o Meta Quest 3 dispõe de câmaras duplas RGB de 4 MP e de um sensor de profundidade.

Em linha com os rumores que circulavam anteriormente, o novo headset tem um perfil ótico 40% mais fino do que o Meta Quest 2. Os comandos que acompanham o headset foram também redesenhados, com a Meta a optar por um design mais simples e ergonómico, passando a contar com tecnologia háptica TruTouch.

Além das novidades que estão a ser preparadas, a Meta indica que o seu novo headset é compatível com o catálogo de conteúdos do Quest 2, com mais de 500 títulos, aplicações e experiências de realidade virtual.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 17h30)