Razões comerciais levaram a Microsoft a abandonar o Centre for Trade Facilitation and Electronic Business, anunciou a gigante da informática. A associação foi criada em 1996 no seio das Nações Unidas e visa o desenvolvimento e implementação de especificações na área da tecnologia que facilitem a sua comercialização a nível mundial.



A insatisfação da empresa de Bill Gates perante as escolhas do grupo já data de há algum tempo. Segundo as notícias publicadas pela imprensa, os membros do Cefact têm-se dividido entre os apoios ao software open source e ao software proprietário. Já mais recentemente parece ter havido uma disputa relativa aos direitos de propriedade intelectual de alguns standards para o comércio electrónico que se estão a tentar implementar.



"A Microsoft avalia regularmente a sua participação no desenvolvimento de standards e os seus recursos para um contributo efectivo. Infelizmente, por agora, decidimos cessar o nosso envolvimento no UN/Cefact por motivos de negócio" podia ler-se na mensagem de email enviada pela gigante do software a dois responsáveis da associação.



O Cefact patrocina standards business-to-business, como o EDI e o E-Business XML (ebXML), este último implementado no início do ano como uma especificação aberta para o comércio electrónico. Mas o ebXML, apoiado por algumas empresas norte-americanas e largamente adoptado na Ásia e na Europa, concorre com uma especificação proposta em parceria pela Microsoft e pela IBM (ver Notícias Relacionadas). A disputa veio a público em Fevereiro último, quando alguns membros da organização se queixaram de que a gigante da informática financiava as actividades do Cefact para tentar impor o seu software.



A Microsoft fez igualmente saber que pretende registar mais de 3.000 patentes durante o ano fiscal de 2005, um aumento de mais de 2.000 face aos números previstos para este ano. A empresa está actualmente perto da trigésima posição no top norte-americano dos detentores de patentes, pretendendo ficar entre os dez primeiros lugares.



Notícias Relacionadas:

2004-07-18 - Entrevista: Problema do respeito pelos direitos de autor não se resolverá com uma solução única

2003-09-18 - Microsoft e IBM apresentam soluções para interligar software empresarial