Mais de 100 mil alunos e professores das universidades portuguesas que têm acordos de colaboração académicos com a Microsoft podem já hoje descarregar e instalar nos seus computadores o sistema operativo Windows Vista e as ferramentas de desenvolvimento de software. A iniciativa torna Portugal um dos primeiros países a alargar a distribuição do Windows Vista aos acordos do programa MSDN Aliança Académica.

"Esta iniciativa dá uma vantagem competitiva às entidades, uma vantagem de tempo, por ser o primeiro país a disponibilizar este novo ambiente de desenvolvimento de software nas universidades", sublinha Nuno Duarte, director geral da Microsoft em Portugal. "Este é um exemplo das novas iniciativas que podemos desenvolver que criam um impacto traduzido em Portugal ter mais rapidamente estudantes a desenvolver sobre Vista num espaço de tempo que normalmente não é realizável", admite o responsável, que falava no âmbito da conferência de balanço do protocolo assinado há um ano entre a Microsoft e o Governo português.

Estão abrangidos neste programa mais de 50 departamentos universitários das áreas de engenharias, ciências e tecnologias, assim como os alunos e professores, que podem instalar os programas não só nos PCs e servidores da Universidade mas também nos computadores pessoais que utilizam para trabalhar fora do campus.

Apenas um mês depois do lançamento comercial do Windows Vista para o mercado de consumo, e mais de três meses depois do lançamento empresarial, Portugal torna-se pioneiro ao disponibilizar no mais curto espaço de tempo o novo sistema operativo no âmbito deste programa. O número de licenças previstas, que ultrapassa as 100 mil, poderá também dar um impulso positivo às taxas de adopção do sistema operativo no nosso país.

A versão do Windows Vista a que as Universidades, corpo docente e alunos, têm acesso é a Business, mas no programa Programa MSDN Aliança Académica incluem-se o ferramentas como o Visual Studio .NET Professional, Servidores SQL Server, Exchange Server, Commerce Server, BizTalk Server, entre outros, e o Microsoft Groove para partilha de informação em ambientes colaborativos.

Notícias Relacionadas:

2007-02-16 - Medidas do Memorando entre Microsoft e Governo concretizadas até final do 1º semestre