Os rumores de que a Microsoft estaria interessada na criação de um dispositivo de streaming, semelhante ao Chromecast da Google, mas para o seu serviço de Cloud Gaming correm já há algum tempo. Agora há novos detalhes sobre o projeto, que está a ser desenvolvido com o nome de código Keystone.

O website Windows Central, avança que o projeto Keystone consiste num dispositivo de streaming HDMI, com suporte ao serviço de Cloud Gaming, mas também ao Xbox Game Pass. Em declarações ao portal, um porta-voz da Microsoft afirma que a empresa está a explorar diferentes versões do equipamento antes de o fazer chegar ao mercado.

De acordo com o porta-voz, a tecnológica quer fazer com que os conteúdos para a Xbox sejam mais acessíveis, dando aos gamers a possibilidade de acederem aos seus jogos favoritos em qualquer dispositivo e onde quer que estejam.

Esta estratégia passa pelo desenvolvimento de hardware com preços mais “amigáveis” para as carteiras. Ao que tudo indica, a Microsoft está a desenvolver o projeto há alguns anos e, no caso do projeto Keystone, o dispositivo poderá ser ligado a uma televisão ou monitor, permitindo fazer streaming de videojogos sem necessitar de uma consola.

Microsoft está a criar novos dispositivos para o streaming de videojogos
Microsoft está a criar novos dispositivos para o streaming de videojogos
Ver artigo

A empresa admite, no entanto, que a chegada ao mercado será um processo demorado, pois decidiu não avançar com a versão do dispositivo que estava a desenvolver inicialmente. Mesmo assim, vai aproveitar tudo o que aprendeu ao longo do processo para criar uma versão que corresponda às suas expectativas.

Para já ainda não há certezas quanto à timeline do projeto Keystone, mas acredita-se que, uma vez que este nome de código surgiu recentemente numa lista do Xbox OS, poderá correr uma versão adaptada do sistema operativo da consola, ou até mesmo do Windows.