Os novos dispositivos BlackBerry vão passar a integrar, de origem, o motor de busca e mapas do Bing. Com a parceria, RIM e Microsoft querem ganhar pontos às rivais Apple e Google no mercado dos smartphones.

O acordo foi anunciado durante a conferência BlackBerry World, que está a decorrer nos EUA, pelo próprio presidente executivo da Microsoft, que assegurou que o Bing, que já marca presença no recém-lançado PlayBook, estará "profundamente integrado ao nível do sistema operativo dos BlackBerry".

Segundo a imprensa internacional, Steve Ballmer deixou ainda entender que a parceria poderá ter desenvolvimentos adicionais nos próximos meses.

Depois do acordo estabelecido em Fevereiro com a Nokia, a gigante da informática volta assim a tentar agarrar uma fatia maior do mercado dos smartphones.

Nos termos da estratégia definida com a fabricante finlandesa, além da Nokia passar a ter uma palavra a dizer relativamente às linhas de desenvolvimento do Windows Phone, ficou igualmente estabelecido que o Bing será o motor de busca definido de origem. Em contrapartida, os serviços Nokia Maps passam a ocupar lugar estratégico nos serviços de mapas da Microsoft.

A par do acordo com a Microsoft, o palco da conferência BlackBerry World serviu igualmente para destacar as capacidades Flash do PlayBook. O novo tablet é mais um que aposta no software da Adobe, que não é suportado pelo iOS da Apple, presente nos iPad.