A Microsoft Espanha retirou do ar um anúncio onde sugeria que outros browsers distintos do seu, como o Firefox, Chrome, Opera e Safari, não eram seguros, depois da associação de consumidores Facua advertir a multinacional de estar a fazer publicidade enganosa e desleal.

Numa mensagem enviada no passado dia 11 de Junho, a Facua solicitou à Microsoft que retirasse ou alterasse a campanha e omitisse uma série de frases ou explicasse e demonstrasse se a "insegurança" sugerida estava relacionada com os navegadores da concorrência ou com as versões anteriores do seu Internet Explorer.

A campanha em questão anunciava o Internet Explorer 8 e tem como protagonista o mestre jedi Yoda, da saga "Guerra das Estrelas". Segundo a imprensa espanhola, o anúncio advertia que se se utilizasse um qualquer outro navegador distinto do da Microsoft, "sem a "força" navegando estás". "Se protegido por 'a força' queres estar, este navegador deves descarregar", continua o anúncio.

Depois do pedido da Facua, os utilizadores de outros browsers diferentes do Internet Explorer deixaram de ver estas mensagens quando visitam a página publicitária "ayudartepodria".

A mensagem continua a aparecer apenas para os utilizadores de versões anteriores do Internet Explorer, tendo a frase "Sem a força navegando estás" sido substituída por "Desactualizado ainda navegas?".

A Microsoft também substituiu a frase "este navegador a tua privacidade e segurança na Internet proteger pode", que segundo a associação de consumidores dava erradamente a entender que o Internet Explorer 8 era o único a fazê-lo.