Com cada vez mais organizações a apostarem na adoção de soluções baseadas em IA, são necessários computadores adaptados às novas necessidades. É por esse motivo que a Microsoft acaba de anunciar os seus primeiros equipamentos Surface impulsionados por IA e desenvolvidos para empresas.

De acordo com a tecnológica, o Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 para empresas foram concebidos para tirarem partido das funcionalidades do Copilot e estão equipados com a mais recente geração de processadores Intel Core Ultra, além de unidades de processamento neural da Intel, que suportam as experiências com IA.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

A Microsoft afirma que a inclusão da nova geração de processadores da Intel se traduz em melhorias no desempenho em comparação com a geração anterior. O Surface Laptop 6 promete ser duas vezes mais rápido do que o Laptop 5. Já o Surface Pro 10 promete uma melhoria de 53% no desempenho face ao seu predecessor, indica a empresa.

A tecnológica detalha que a versão empresarial do Surface Pro 10 se destaca pela sua versatilidade, mas também pelo suporte a 5G. O modelo conta com um teclado renovado, com maior contraste e retroiluminação, além de uma tecla dedicada ao Copilot.

O ecrã, que, segundo a Microsoft, tem uma luminosidade 33% maior e uma taxa de contraste superior, dispõe de uma camada anti-reflexo. Em destaque está ainda uma nova webcam, capaz de captar vídeos a 1440p, com um campo de visão de 114° e com efeitos de imagem suportados por IA para as videochamadas.

Veja o vídeo 

Já a versão empresarial do Surface Laptop 6, que também conta com uma tecla dedicada ao Copilot no teclado, traz também melhorias no sistema de arrefecimento, que contribuem para um desempenho avançado, indica a Microsoft.

O modelo está equipado com um ecrã tátil PixelSense, disponível em opções de 13,5 e 15 polegadas, com camada anti-reflexo e tecnologia de cores adaptativa. A webcam integrada regista vídeos a 1080p e dispõe também de efeitos de imagem suportados por IA para as videochamadas.

As versões empresariais do Surface Pro 10 e do Surface Laptop 6 vão estar disponíveis num conjunto de mercados. O Surface Pro 10 para empresas chega a Portugal, onde vai estar disponível a partir do dia 9 de abril, com preços a começarem nos 1.429 euros.

No mercado português vão estar também disponíveis, a partir do dia 8 de abril, três teclados concebidos para a versão empresarial do Surface Pro. Além do modelo base, que custa 169,99 euros, há um com armazenamento para caneta, por 209,99 euros, e outro que inclui a Slim Pen, por 329,99 euros.

Entre as novidades anunciadas pela Microsoft está também a disponibilização de acessórios adaptados para utilizadores com deficiências motoras para clientes comerciais num conjunto de mercados selecionados.